Segunda-feira, 30 de Março de 2009

A origem da pseudo-intelectualidade

 

Talvez seja porque este ano se comemoram os 200 anos do seu nascimento mas, de repente, Charles Darwin está em todo o lado. Jornais, revistas, blogs, todos falam na teoria Darwiniana. Definitivamente, Darwin está na moda.

Não é uma crítica que faço, apenas uma constatação, mas alguns dos textos que tenho lido revelam verdadeiros exercícios de imaginação por parte dos seus autores, ao estrapolarem para os casos mais práticos da actualidade a teoria da origem das espécies.

Metaforicamente, a "selecção natural" defendida por Darwin pode explicar muitos dos acontecimentos que vivemos mas parece-me que, em muitos casos, as comparações implícitas nesses textos são de tal forma forçadas que já roçam a pseudo-intelectualidade.

É engraçado ler os inúmeros despiques entre autores em que, cada um, parece querer mostrar maior intelectualidade que os outros. De facto, a luta, o despique é intrínseco ao ser humano e, aqui sim, o pensamento de Darwin que diz que «apesar das qualidades nobres e capacidades sublimes da humanidade, o homem ainda traz na sua estrutura física a marca indelével da sua origem primitiva», serve como uma luva.

Agora estará o leitor a pensar que, com este post, também eu estou a entrar nesse despique pseudo-intelectual e a ser exactamente igual aos autores a que me refiro.

Não, caro leitor. Não estou a entrar em nenhum despique porque respeito Darwin e prezo muito uma das suas frases mais célebres: «O homem que se atreve a desperdiçar uma hora da sua vida, não descobriu o valor da vida».

publicado por Maria Pia às 23:00
link do post | comentar

.Maria Pia Bonneville

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30

.posts recentes

. Michael Jackson

. Parlamento Europeu

. A não perder

. A impotência do Homem per...

. Quem diz o que quer...

. A impotência do Homem per...

. Excentricidades

. E quem fala assim não é g...

. Curioso

. Porto igual a si mesmo

.arquivos

. Junho 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds