Quarta-feira, 18 de Março de 2009

Ai sim?!

Hoje é dia de debate quinzenal com o Primeiro Ministro que, no discurso inicial anunciou uma série de medidas, ou melhor, fez propaganda, fez campanha.

 

Anunciou José Sócrates que as famílias com desempregados vão beneficiar de uma redução de 50% com a prestação da casa e que será criado um provedor do crédito no domínio do crédito à habitação.

 

Por um lado parece-me bem a criação de um "provedor do crédito", uma vez que o Governador do Banco de Portugal nada tem feito no que diz respeito ao aumento dos spread's que aconteceram em simultâneo à descida das taxas de juro. Mas, por outro, levanto a questão: será que este provedor vai fazer, de facto, alguma coisa? É que se avaliarmos o estado da regulação neste país...

 

José Sócrates anunciou, ainda, que os pensionistas com pensões inferiores ao salário mínimo terão um aumento na comparticipação dos medicamentos. Afirmou que "para os pensionistas que tiverem rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional duplicaremos a comparticipação específica, que acresce ao regime geral, nos medicamentos genéricos, de 15 para 30%". Isto é, segundo o Primeiro Ministro, "a comparticipação do Estado passará a ser de 100% nos escalões A e B, que incluem os medicamentos mais usados, prescritos por exemplo para doenças crónicas, hipertensão ou insuficiência cardíaca" e "no escalão C, a comparticipação do Estado passará a ser de 67%; e no escalão D, que abrange um número reduzido de medicamentos, passará a ser de 45%".

 

Depois de chumbar uma série de iniciativas da oposição em matéria de saúde, de comparticipações de medicamentos, de isenções de taxas moderadoras, etc, etc, etc, a poucos meses das eleições legislativas o Primeiro Ministro / Secretário-Geral do PS lembra-se dos mais necessitados!

 

Dizem que "mais vale tarde do que nunca", mas será que alguém ainda acredita?... Ao ver a maioria absoluta fugir-lhe por entre os dedos, José Sócrates desespera e adopta a política do vale tudo.

 

publicado por Maria Pia às 16:40
link | comentar

.Maria Pia Bonneville

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Michael Jackson

. Parlamento Europeu

. A não perder

. A impotência do Homem per...

. Quem diz o que quer...

. A impotência do Homem per...

. Excentricidades

. E quem fala assim não é g...

. Curioso

. Porto igual a si mesmo

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds